Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Citroën 2CV, Informações Úteis - Paixão 2CV - Blogue

Informações, Técnica, Notícias e devaneios em redor do Citroën 2CV - Dois Cavalos e seus derivados (Dyane, Mehari, Ami). Conversas em torno de uma paixão.

Citroën 2CV, Informações Úteis - Paixão 2CV - Blogue

Informações, Técnica, Notícias e devaneios em redor do Citroën 2CV - Dois Cavalos e seus derivados (Dyane, Mehari, Ami). Conversas em torno de uma paixão.

Com capota, sem capota, mas será que o dois cavalos capota?

28.02.08, Nuno Rocha
Um tema recorrente quando se discute sobre o Citroën 2CV - Dois cavalos, Dyane ou Mehari é o facto de serem carros pouco seguros e, segundo os peritos de ocasião, estarem sempre na iminência de capotarem.
 
Os amantes e mais conhecedores do Citroën 2CV – Dois Cavalos, e seus derivados contrapõem logo afirmando que o Citroën 2CV – Dois Cavalos nunca capota. Vão mesmo mais além e dizem é impossível capotar um Citroën 2CV – Dois Cavalos!...
 
Será mesmo verdade? O Citroën 2CV – Dois Cavalos nas curvas “deita-se” mas não capota?
 
Vamos ver provas… O vídeo seguinte explica tudo!


 

Depois deste vídeo acho que todas as dúvidas estão desfeitas.
 
Na realidade com o Citroën 2CV – Dois Cavalos a andar para a frente é impossível de o fazer capotar. Já quando em marcha-atrás o resultado…
 
Porque é que para a frente não capota e para trás sim?
 
A diferença está num pequeno pormenor – rodas no ar!
 
Normalmente o início do capotamento dá-se quando uma das rodas perde o contacto com o solo. Ao perder o contacto com o solo o centro de gravidade do veículo vai-se deslocar e num caso extremo a sua projecção fica fora da base junto ao solo. Desta forma estão criadas as condições para o carro capotar.
 
Devido ao curso da suspensão independente às quatro rodas que foi projectada para o Citroën 2CV – Dois Cavalos quando este anda para a frente e curva, embora a carroçaria adorne “ligeiramente”, as quatro rodas mantêm o contacto com o solo. Já na marcha-atrás, a exemplo de quase todos os veículos, o levantar de rodas acontece com muito mais facilidade.
 
 
Mas convenhamos… os carros foram pensados para andar para a frente e é isso que fazem em 99% de todas as situações…
 
Por isso, é mesmo verdade, em utilização normal, o Citroën 2CV – Dois Cavalos não capota