Citroën 2cv... Um projecto caseiro!
Uma das características do Citroën 2CV - Dois Cavalos é a sua simplicidade e grande facilidade de rapidamente o desmontar e montar de novo. No entanto, debaixo desta simplicidade escondem-se pequenos detalhes que, para quem não os conhece, podem complicar as coisas.
Como outros bicavalistas, ao verificar que já havia uns podres e uns pontos a necessitar de reparação no meu Citroën 2CV - Dois Cavalos, decidi colocar mãos à obra e iniciar eu próprio os trabalhos de reparação.
Depressa surgiram as primeiras dúvidas e questões. Nestas ocasiões é sempre interessante ter a oportunidade de ver e comparar como outros já resolveram a mesma situação.
Os livros e manuais técnicos podem ser uma ajuda preciosa. Mas sendo editados por profissionais com acesso a todas as ferramentas e especialistas das diferentes áreas às vezes faltam as pequenas astúcias e truques que o bicavalista autodidacta tem que utilizar para ultrapassar estes desafios com os recursos que tem disponível.
Quando há dez anos atrás procurei por estes truques ou por uma página onde pudesse encontrar um percurso de recuperação de um Citroën 2CV - Dois Cavalos com fotografias e dicas, pouco ou nada encontrei.
Felizmente hoje, com o avanço da fotografia digital e das redes sociais, as coisas estão mais fáceis e surgem novas páginas e conteúdos interessantes e práticos.
Um exemplo disso é um blogue português que se cruzou recentemente no meu caminho: Citroën 2cv... Um projecto caseiro.
Fazendo justiça ao seu lema: "Citroen 2cv... Só não faz quem não quer", o seu autor, Luís Silva, vai descrevendo toda a jornada de reacordar um Citroën 2CV - Dois Cavalos.
Desde a compra, as primeiras reparações para passar na Inspecção, fazer uma nova capota, reparar o motor, muita informação útil para quem está a pensar aventurar-se numa recuperação de um Citroën 2CV - Dois Cavalos pode ser encontrada nesta página .
Tem ainda a particularidade de, para além das questões técnicas, podermos acompanhar também alguns dilemas de como lidar com as nossas caras metades.
Vale sem dúvida uma visita!