O Citroën 2CV - Dois Cavalos e a banda desenhada
Ao longo do tempo o Citroën 2CV - Dois Cavalos tem feito diversas aparições em histórias de banda desenhada.
Um pais com uma ligação por excelência entre o Citroën 2CV - Dois Cavalos e a banda desenhada é a Bélgica.
Por um lado foi um dos locais no mundo com produção própria de Citroën 2CV - Dois Cavalos e por outro o berço de algumas das mais conhecidas histórias aos quadradinhos.
Heróis como Tintin ou Luky Luke são algumas das muitas personagens que os desenhadores franco belgas criaram. Talvez influenciados pelos carros que circulavam nas ruas das metrópoles belgas, em muitas das histórias, o Citroën 2CV - Dois Cavalos é um personagem activo.
Um bom local para reviver toda a banda desenhada franco belga é o Museu de Banda Desenhada em Bruxelas. Um bonito edifício, um verdadeiro templo de Art Nouveau, projectado pelo arquitecto Victor Horta, onde se pode observar e aprender como nasce uma história de banda desenhada e percorrer a história desta "nona arte" e as diferentes correntes ao longo do tempo.
Mas como ingrediente especial e por certo como homenagem a esta personagem tão especial e por nós acarinhada, podemos encontrar um belo exemplar do nosso Citroën 2CV - Dois Cavalos no hall de entrada a receber todos os que chegam.
No caso em particular é feita a referência às personagens Bruno e Bill (Boule et Bill no original), mas talvez a aparição mais conhecida do Citroën 2CV - Dois Cavalos em histórias de banda desenhada seja nas tiras do Tintin. Nas histórias deste famoso repórter, em alguns dos episódios um Citroën 2CV - Dois Cavalos é conduzido pelos muito especiais detectives Dupond e Dupont. Mais tarde será a própria Citroën a utilizar a imagem de Tintin para publicitar o Citroën 2CV - Dois Cavalos.
Se passar por Bruxelas esta é uma boa razão para visitar o Museu de Banda Desenhada.