Porque nasceu o Citroën 2CV?
O Citroën 2CV assim como os seus contemporâneos do pós-guerra surgiram fruto de uma necessidade massiva e urgente de dotar a população da Europa com um meio de transporte pessoal fiável e barato. Assim nasceram entre outros o Citroën 2CV em França, o Fiat 500 em Itália, o Mini no Reino Unido ou o Carocha na Alemanha.
O caderno de encargos do Citroën 2CV era claro:
Mas não se ficava por aqui! Continuava assim: Resumidamente deveria: - ser um meio de transporte pessoal fiável e económico; - ter boas capacidades de todo o terreno e manobra; - ter elevado conforto; - baixo preço. A Citroën com o seu Citroën 2CV foi capaz de criar um meio de transporte pessoal altamente adaptado às necessidades e anseios da população francesa do pós-guerra. Dadas as suas características o Citroën 2CV tornou-se rapidamente num modelo muito popular, contribuindo para o esforço de reconstrução do pós-guerra. Com o passar dos anos o Citroën 2CV foi-se transformando num ícone cultural francês.
"Esta viatura deve ser capaz de transitar pelos caminhos mais degradados, deve ser facilmente conduzida por um condutor inexperiente. O seu conforto deve ser inquestionável, uma cesta de ovos colocada na traseira deve chegar ao destino com os ovos todos intactos, não importa os buracos que encontre pelo caminho. O seu preço deve ser inferior ao da "Traction Avant" e, para finalizar, a sua estética não é importante."