Locais a visitar na República Checa à margem do 18.º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2CV
A República Checa, pais ao qual por motivos profissionais me tenho deslocado algumas vezes nos tempos mais recentes, é um pais que merece ser visitado. Num só local conjuga uma elevada beleza natural com um extenso património histórico e cultural.
Durante os últimos anos o pais tem vindo a modernizar-se a a virar-se cada vez mais para a Europa Central e para os seus vizinhos, como por exemplo a Alemanha.Este desenvolvimento é visível na construção de novas infraestruturas e numa renovação do parque automóvel circulante, claro está com a natural predominância da marca local a Skoda.
O verdadeiro ex-libris da República Checa, que dispensa qualquer apresentação, é sem dúvida a cidade de Praga, classificada como Património da Humanidade.
Os seus diversos monumentos, as suas zonas históricas e a rica e diversificada oferta cultural fazem desta cidade um ponto de paragem obrigatório
É uma cidade que pode ser percorrida com facilidade a pé e caso se esteja hospedado um pouco longe do centro turístico os bem organizados transportes públicos são uma boa ajuda.
Um guia turistico completo à Cidade de Praga sai um pouco da ideia deste artigo, para além disso há guias turísticos disponíveis mais completos. Como ponto de partida deixo a sugestão de visita da Página Oficial do Turismo da República Checa.
Esta página tem uma secção em português onde a resposta a muitas das questões mais frequentes sobre a República Checa podem ser encontradas e onde são disponibilizadas algumas dicas e sugestões.
Os amantes do Citroën 2CV - Dois Cavalos, são normalmente também apreciadores do veículo automóvel em geral e geralmente interessados pela técnica e história automóvel. O automóvel como objecto, mas também tudo o que o rodeia e a forma de estar na vida a ele ligado.
A minha segunda sugestão vai precisamente no caminho de um aprofundamento da cultura automóvel. A minha proposta é a visita do Škoda Auto Museum, em Mladá Boleslav.
Situado nos edifícios originais das empresas que deram origem há mais de um Século à Škoda Auto, conta-nos através de alguns modelos da marca a história da Škoda ao longo destes 100 anos, desde as suas origens, o seu glorioso passado pré ocupação soviética e a actualidade.
Para muitos de nós a Škoda é uma marca praticamente desconhecida, que muitos só conhecemos desde a sua inclusão no Grupo Volkswagen. No entanto a Škoda é uma marca muito antiga, com grande tradição na Industria Automóvel. No Škoda Auto Museum é possível ver algumas glórias do passado que participaram e obtiveram grandes sucessos em algumas das mais prestigiadas competições automóveis do passado.
Uma parte curiosa da exposição é uma ala do Museu onde estão colocados carros tal e qual como foram encontrados, desta forma é possível ver o contraste com as viaturas já recuperadas e completamente restauradas. Aqui é ainda possível assistir a um pequeno filme histórico onde é mostrada a forma como há quase 100 anos eram construídos os componentes e montados os automóveis da Škoda.
É possível ainda ter uma visita guiada à fábrica. Os preços são 50 CZK para uma visita ao Museu e 180 CZK para a visita à fábrica.
Mais informações na página do Škoda Auto Museum
Depois dos automóveis, vamos ao modo de estar na vida, que fica mais saboroso com uma cervejinha gelada na mão. Cerveja... Pilsener... Pilsen!
O nome não engana, a cerveja do tipo Pilsener, um dos tipos mais divulgados no mundo, tem a sua origem na Cidade Checa de Plzeň – Pilsen.
Para além de desfrutar desta agradável cerveja durante o encontro mundial, vale a pena uma visita a esta cidade e às suas Cervejarias e ao Museu da Cerveja.
Os preços das visitas ao seu museu variam entre as 250 CZK e as 90 CZK
Locais de interesse nos países vizinhos
Durante a viagem de ida ou de regresso há ainda muito que pode ser visto nos países vizinhos.
Seguindo mais para Sul, com passagem por Brno, catedral e palco de muitas corridas do desporto automóvel e por Bratislava - capital da Eslováquia, chega a uma nova paragem obrigatória – Viena a Capital da Austria, que também ela dispensa qualquer apresentação.
Aqui aconselho, especialmente na parte austríaca, a que se deixe guiar pelo GPS e percorra as estradas nacionais que conduzem a Viena, para além da elevada beleza natural e das populações que atravessa, pode ter algumas surpresas inesperdas neste contexto, como um campo petrolífero em plena Europa Central (quando vi também fiquei espantado).
Depois de Viena pode ser visitada a Áustria, por exemplo Salzburgo, etc... continuando por exemplo pela Alemanha e pela sua bela região da Baviera, bom percurso para os apreciadores de Cerveja.
Outra rota é seguindo ligeiramente para Oeste passando por Pilsen e com destino a Nuremberga e pela região Alemã da Baviera.
Como referido num parágrafo anterior um bom percurso para quem gosta de experimentar vários tipos de Cerveja, mas também um bom local para todos o que gostam da Técnica e do Automóvel.
Um ponto de paragem é sem dúvida Munique. Para todos os amantes das Ciências e Técnica é obrigatória uma paragem no Museu Alemão - Deutsches Museum von Meisterwerken der Naturwissenschaft und Technik.
Trata-se do maior museu sobre ciências e tecnologia do Mundo. Reserve um dia inteiro para o visitar...
Se a exposição não tiver sufrido grandes alterações desde a última vez que por lá passei poderá encontrar por exemplo um tão português Barco Moliceiro verdadeiro e em tamanho real!
É espantosa a quantidade de ciência e técnica que está exposta. Uma vantagem deste Museu é que tudo está lá para ser mexido e experimentado.
Outro marco é o Museu da BMW. Recentemente inaugurado, a poucas centenas de metros da embelemática sede da BMW. Neste espaço pode viver toda a magia da marca germânica.
Estas são apenas algumas sugestões, espero que sejam úteis.
Outros artigos sobre o Encontro Mundial
Dicas sobre a Republica Checa - 18.º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2CV
A propósito do 18.º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2CV
Este artigo faz parte da série: 18.º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2CV
Foto de Praga por: kruhme