Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Citroën 2CV, Informações Úteis - Paixão 2CV - Blogue

Informações, Técnica, Notícias e devaneios em redor do Citroën 2CV - Dois Cavalos e seus derivados (Dyane, Mehari, Ami). Conversas em torno de uma paixão.

Citroën 2CV, Informações Úteis - Paixão 2CV - Blogue

Informações, Técnica, Notícias e devaneios em redor do Citroën 2CV - Dois Cavalos e seus derivados (Dyane, Mehari, Ami). Conversas em torno de uma paixão.

Locais a visitar na República Checa à margem do 18.º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2CV

09.06.09, Nuno Rocha

A República Checa, pais ao qual por motivos profissionais me tenho deslocado algumas vezes nos tempos mais recentes, é um pais que merece ser visitado. Num só local conjuga uma elevada beleza natural com um extenso património histórico e cultural.

 

Durante os últimos anos o pais tem vindo a modernizar-se a a virar-se cada vez mais para a Europa Central e para os seus vizinhos, como por exemplo a Alemanha.Este desenvolvimento é visível na construção de novas infraestruturas e numa renovação do parque automóvel circulante, claro está com a natural predominância da marca local a Skoda.

 

Cidade de PragaPraga

O verdadeiro ex-libris da República Checa, que dispensa qualquer apresentação, é sem dúvida a cidade de Praga, classificada como Património da Humanidade.

 

Os seus diversos monumentos, as suas zonas históricas e a rica e diversificada oferta cultural fazem desta cidade um ponto de paragem obrigatório

 

É uma cidade que pode ser percorrida com facilidade a pé e caso se esteja hospedado um pouco longe do centro turístico os bem organizados transportes públicos são uma boa ajuda.

 

Um guia turistico completo à Cidade de Praga sai um pouco da ideia deste artigo, para além disso há guias turísticos disponíveis mais completos. Como ponto de partida deixo a sugestão de visita da Página Oficial do Turismo da República Checa.

 

Esta página tem uma secção em português onde a resposta a muitas das questões mais frequentes sobre a República Checa podem ser encontradas e onde são disponibilizadas algumas dicas e sugestões.

 
Škoda Auto Museum
 
Škoda Auto Museum - Mladá Boleslav

 

Os amantes do Citroën 2CV - Dois Cavalos, são normalmente também apreciadores do veículo automóvel em geral e geralmente interessados pela técnica e história automóvel. O automóvel como objecto, mas também tudo o que o rodeia e a forma de estar na vida a ele ligado.

 

A minha segunda sugestão vai precisamente no caminho de um aprofundamento da cultura automóvel. A minha proposta é a visita do Škoda Auto Museum, em Mladá Boleslav.

 

Situado nos edifícios originais das empresas que deram origem há mais de um Século à Škoda Auto, conta-nos através de alguns modelos da marca a história da Škoda ao longo destes 100 anos, desde as suas origens, o seu glorioso passado pré ocupação soviética e a actualidade.

 

Para muitos de nós a Škoda é uma marca praticamente desconhecida, que muitos só conhecemos desde a sua inclusão no Grupo Volkswagen. No entanto a Škoda é uma marca muito antiga, com grande tradição na Industria Automóvel. No Škoda Auto Museum é possível ver algumas glórias do passado que participaram e obtiveram grandes sucessos em algumas das mais prestigiadas competições automóveis do passado.

 

Uma parte curiosa da exposição é uma ala do Museu onde estão colocados carros tal e qual como foram encontrados, desta forma é possível ver o contraste com as viaturas já recuperadas e completamente restauradas. Aqui é ainda possível assistir a um pequeno filme histórico onde é mostrada a forma como há quase 100 anos eram construídos os componentes e montados os automóveis da Škoda.

 

É possível ainda ter uma visita guiada à fábrica. Os preços são 50 CZK para uma visita ao Museu e 180 CZK para a visita à fábrica.

 

Mais informações na página do Škoda Auto Museum

 
Plzeň  Pilsen
 
Plzeň – Pilsen

 

Depois dos automóveis, vamos ao modo de estar na vida, que fica mais saboroso com uma cervejinha gelada na mão. Cerveja... Pilsener... Pilsen!

 

O nome não engana, a cerveja do tipo Pilsener, um dos tipos mais divulgados no mundo, tem a sua origem na Cidade Checa de Plzeň – Pilsen.

 

Para além de desfrutar desta agradável cerveja durante o encontro mundial, vale a pena uma visita a esta cidade e às suas Cervejarias e ao Museu da Cerveja.

 

Os preços das visitas ao seu museu variam entre as 250 CZK e as 90 CZK

 

Locais de interesse nos países vizinhos

 

Durante a viagem de ida ou de regresso há ainda muito que pode ser visto nos países vizinhos.

 

Seguindo mais para Sul, com passagem por Brno, catedral e palco de muitas corridas do desporto automóvel e por Bratislava - capital da Eslováquia, chega a uma nova paragem obrigatória – Viena a Capital da Austria, que também ela dispensa qualquer apresentação.

 

Aqui aconselho, especialmente na parte austríaca, a que se deixe guiar pelo GPS e percorra as estradas nacionais que conduzem a Viena, para além da elevada beleza natural e das populações que atravessa, pode ter algumas surpresas inesperdas neste contexto, como um campo petrolífero em plena Europa Central (quando vi também fiquei espantado).

 

Depois de Viena pode ser visitada a Áustria, por exemplo Salzburgo, etc... continuando por exemplo pela Alemanha e pela sua bela região da Baviera, bom percurso para os apreciadores de Cerveja.

 

Outra rota é seguindo ligeiramente para Oeste passando por Pilsen e com destino a Nuremberga e pela região Alemã da Baviera.

 

Como referido num parágrafo anterior um bom percurso para quem gosta de experimentar vários tipos de Cerveja, mas também um bom local para todos o que gostam da Técnica e do Automóvel.

 

Um ponto de paragem é sem dúvida Munique. Para todos os amantes das Ciências e Técnica é obrigatória uma paragem no Museu Alemão - Deutsches Museum von Meisterwerken der Naturwissenschaft und Technik.

 

Trata-se do maior museu sobre ciências e tecnologia do Mundo. Reserve um dia inteiro para o visitar...

 

Se a exposição não tiver sufrido grandes alterações desde a última vez que por lá passei poderá encontrar por exemplo um tão português Barco Moliceiro verdadeiro e em tamanho real!

 

É espantosa a quantidade de ciência e técnica que está exposta. Uma vantagem deste Museu é que tudo está lá para ser mexido e experimentado.

 

Outro marco é o Museu da BMW. Recentemente inaugurado, a poucas centenas de metros da embelemática sede da BMW. Neste espaço pode viver toda a magia da marca germânica.

 

Estas são apenas algumas sugestões, espero que sejam úteis.

 

Outros artigos sobre o Encontro Mundial

Dicas sobre a Republica Checa - 18.º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2CV

A propósito do 18.º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2CV

 

Este artigo faz parte da série: 18.º Encontro Mundial dos Amigos do Citroën 2CV


Foto de Praga por: kruhme